terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Onde Nasceram os Monstros

Série especial sobre Onde Vivem os Monstros - Parte 2/3.


Foi no ano de 1963 que o autor Maurice Sendak publicou o livro "Onde Vivem os Monstros" e provou que um clássico não precisa de muitas páginas para ser escrito. Algumas palavras e poucas frases constroem um livro gostoso de se ler e bonito de se ver: as ilustrações do autor são belíssimas e a versão brasileira, da Cosac Naify, com tradução de Heloisa Jahn, é fantástica - assim como os vários livros desta editora, sempre bem cuidados.

A história todos já devem saber de cor: o garoto Max apronta mil e uma confusões e acaba mandado de castigo para o quarto. Lá, ele cria um mundo de fantasia onde encontra vários monstros selvagens, e acaba sendo declarado rei deles.

Aparentemente simples, a história é profunda e trata de temas que fazem parte da vida não só das crianças, mas como de todos nós: solidão, rejeição, amizade, realidade, sonhos...

Poderia fazer aqui algumas várias considerações sobre a filosofia da história, sobre a infância, e tudo o que envolve o universo criado por Max, mas isto virá em um próximo momento. Por agora, apenas a indicação de um clássico da literatura infanto-juvenil, mas capaz de agradar a pessoas de todas as idades.

Confira a parte I do especial aqui. Parte III aqui.








Escuta essa: The Arcade Fire - Wake Up. De novo. :)

2 comentários:

Jessica disse...

Eu acho incrível como tão poucas palavras podem já dizer tanto. E é o mesmo caso do filme: aparentemente simples, mas diz muito mais do que se pode imaginar.

Fábio Megale disse...

Assino embaixo. =)