terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Felizes para sempre?

Roteiro básico de uma história de amor: mocinho conhece mocinha; algo ou alguém impede eles de ficarem juntos; ele conquista o amor dela (ou vice-versa); eles vivem felizes para sempre.

Mas quando isso não acontece?

Todo mundo que arrisca se apaixonar passa por uma decepção amorosa na vida: ou não é correspondido, ou não dá certo no final, ou não era nada do que ele/ela imaginava, e o fim pode ser muito trágico. Assim é a vida, assim é o romance. Conto de fadas? Raramente acontece. Pra encontrar o "amor da sua vida", a pessoa às vezes tem de procurar e procurar e procurar... e nem sempre encontra.

500 dias com ela [(500) days of summer] conta a história de Tom Hansen, um escritor de cartões comemorativos que se apaixona por sua colega de trabalho Summer Finn (o trocadilho do nome da personagem com a estação do ano, presente no título original, infelizmente se perde na tradução) e acaba acreditando que ela é o amor da sua vida. Culpados disso? Bandas pop e influências de filmes como A primeira noite de um homem [The Graduate], citado várias vezes ao longo do filme, e que pregam a existência do amor ideal. Já ela, não acredita nesse tipo de amor. Acabam se envolvendo e, de repente, ela termina tudo.

Daí, então, Tom passa a reviver seus bons e maus momentos com ela e acaba se descobrindo e redescobrindo paixões enterradas no meio do caminho. Sendo clichê, dá pra pensarmos que é uma forma bacana de pensarmos como a correria do dia-a-dia e a influência de outras pessoas nas nossas vidas acabam nos fazendo esquecer quem nós realmente somos e do que gostamos.

Enfim, a história de 500 dias com ela é uma história romântica ao avesso, em que o mocinho não fica com a mocinha no final. Aliás, nem no começo, já que é uma retrospectiva.

Vale destacar a atuação de Joseph Gordon-Levitt (Tom), que aparece muito bem no papel. Zooey Deschanel (Summer) é uma atriz linda, mas parece que nunca ultrapassa os limites de sua atuação - tanto é que seus personagens sempre me parecem, de certa forma, os mesmos. Talvez umas aulinhas com a Meryl Streep fariam bem.

A história é interessante por ser diferente no aspecto de que o casal não fica junto, existem bons momentos que até divertem bastante, mas em outros o filme acaba se arrastando. Mas não deixa de ser um bom filme em vários aspectos. Então, como ando de bom humor, acho que merece uma nota 7. =)






Escuta essa: Nenhum de Nós - Você Vai Lembrar de Mim

Nenhum comentário: