sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Enfim, 2010!

2010 chegou. Novos sonhos, novas esperanças, novas ideias. Hora de refletir, continuar e melhorar o que deu certo e ajustar o que anda errado. Hora de falsas promessas e de resoluções que não serão seguidas. Todo ano é assim, e sempre será. E sempre é bom. Hora de pegar um gás novo pra continuar.

Para não falar demais, vou tomar como minhas as palavras do Luis Fernando Veríssimo em um de seus textos, publicado no livro As Mentiras Que Os Homens Contam, e que eu acho perfeito.

Check-up

Este ano pretendo cumprir rigorosamente a resolução que tomei no fim do ano passado: não mais tomar resoluções de ano-novo. Elas são promessas que fazemos à nossa consciência em que nem a consciência acredita mais.

A minha já estava reagindo com bocejos a cada juramento que eu fazia para o ano-novo.

— Vou começar uma dieta. Séria, desta vez.
— Sei, sei.
— Vou ser tolerante, justo, sóbrio, equilibrado... e arrumar meus livros.
— Tudo bem.
— Fazer exercícios diários. Usar fio dental. Reler os clássicos. Não tudo ao mesmo tempo, claro.
— Certo, certo.

Mesmo com ar de enfado, minha consciência não deixa de se submeter ao exame anual que faço nela, sempre nos últimos dias de dezembro. Uma espécie de check-up moral. Seu estado geral é bom. Não teve grandes provações no ano passado. Fiz algumas coisas que não devia, não fiz outras que devia, nada grave. Vamos poder continuar nos encarando — principalmente agora que eliminamos este ridículo ritual das resoluções de fim de ano da nossa relação. O homem maduro é o que desiste da virtude impossível para não perder a possível.

---

Nessa onda, começo 2010 sem promessas nem resoluções. Mas desejando a todos vocês um ano novo cheio de motivos para se animar, cheio de criatividade, de sonhos realizados e de muitas coisas boas! Feliz 2010!

P.S.: E, ah, férias do blog. Dia 11 retornamos com a nossa programação normal e mais bombante que nunca.

P.S.2: Caso queira fazer resoluções de ano novo, uma dica de site (que gera aleatoriamente algumas pra você): http://moninavelarde.com/newyears/






Escuta essa: Nena - 99 Luftballons

Nenhum comentário: