terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Entre o real e a fantasia

Confesso que tinha uma pequena preguiça quanto ao filme O Labirinto do Fauno, injustificável. Até porque a imagem que eu tinha dele se mostrou totalmente diferente do que é o filme na realidade. Enfim, foi uma grata surpresa.

A história se passa na Espanha, no ano de 1944. A Guerra Cívil havia terminado, mas rebeldes ainda lutavam contra o regime fascista nas montanhas ao norte de Navarra. A jovem Ofelia, de apenas 10 anos, acaba se mudando para este ambiente, onde irá morar junto ao novo marido de sua mãe, um oficial responsável por exterminar os rebeldes.

Solitária, a menina sempre dedicou-se a uma paixão: a leitura. Apaixonada por livros, sempre foi muito imaginativa. Um dos livros que mais gostava contava a história da princesa dos reinos subterrâneos que fugiu para o mundo externo e acabou morrendo por lá. Seu pai, o rei, sabia que um dia ela renasceria e voltaria para reinar em seu lugar.

Enfim, a jovem Ofelia acaba encontrando, perto da sua nova casa, um labirinto, onde conhece o tal Fauno e descobre que possivelmente é a princesa desaparecida. Para comprovar, teria de passar por três provas e testar seu espírito.

A história, então, se divide entre as aventuras de Ofelia e os conflitos no mundo real, onde os rebeldes lutam contra as forças militares e tentam vencer o maligno comandante. Ofelia acaba ficando presa entre estes dois mundos, enfrentando os desafios mágicos e os problemas terrenos.

A história me surpreendeu. Não imaginava o tom sombrio que o filme tem, tanto no mundo real como também no mundo mágico que Ofelia descobre. Suas aventuras são tão sombrias quanto a realidade em que está inserida, e isso deixa o filme com um ar muito mais sério que aparenta - talvez daí venha minha preguiça inicial e minha grata surpresa com o filme, que sempre deixa a dúvida entre o que existe ou é só imaginação.

Enfim, o diretor Guillermo Del Toro me provou com as aventuras de Hellboy e este O Labirinto do Fauno que é mais que credenciado para dirigir a adaptação de O Hobbit. A história de Ofelia é um bom filme, além do que eu esperava ser, e vale uma nota 8.







Escuta essa: carro de som do sacolão do bairro, "passando em sua rua". É tenso!

2 comentários:

Que puuuuxa!!!! disse...

Simplesmente incrível este filme. E a trilha sonora? Linda demais.

Fábio Megale disse...

Fantástico, né?