domingo, 6 de dezembro de 2009

A primeira noite de um homem

É difícil decidir por onde começo a análise deste filme: pela história, pela atuação fantástica de Dustin Hoffman ou pela sua fabulosa trilha musical?

A primeira noite de um homem [The Graduate] conta a história de Benjamim Braddock (Dustin Hoffman) e seu relacionamento com Mrs. Robinson (Anne Bancroft), uma alcóolatra maniaco-obsessiva. Benjamin (Ben) é um estudante de 21 anos, recém-formado e que carrega muitas expectativas sobre seu futuro por parte de todos os conhecidos. Ben sofre em excesso com essa pressão, não conseguindo lidar muito bem com ela e acaba ficando bastante apático e confuso em relação à tudo. A sra. Robinson é uma amiga da família, de meia idade, e que acha Ben bastante atrativo. Os dois, obviamente, acabam se envolvendo.

O que nem Ben e muito menos a Sra. Robinson contavam é que Benjamin se apaixonaria pela filha de Robinson. A mãe, psicótica, tenta proibir o relacionamento dos dois e sua filha, Elaine (Katharine Ross), acaba descobrindo o affair e passa a odiar Ben. O filme se transforma em uma perseguição de Ben para (re)conquistar o amor da jovem Robinson, enquanto a mãe dela faz de tudo para evitar o romance.

A primeira noite de um homem é um dos grandes clássicos do cinema e, além de marcar época, virou referência para vários outros filmes, como Dizem por aí... [Rumour Has It...] e 500 dias com ela [(500) Days of Summer]. Alguns diálogos se tornaram célebres, como a clássica "Você está tentando me seduzir, Mrs. Robinson?", do jovem Ben, entre outros.

A atuação de Dustin Hoffman é outro ponto a ser elogiado. O filme que lançou Dustin tem uma atuação impecável por parte do ator que, curiosamente, tinha 30 anos na época do filme e interpretava um jovem de 21. A prova da boa atuação se refletiu nas suas indicações e prêmios: além de indicado ao Oscar de melhor ator, levou o Globo de Ouro de melhor ator estreante.

A primeira noite de um homem também foi indicado ao Oscar nas categorias melhor atriz (Anne Bancroft), melhor atriz coadjuvante (Katharine Ross), melhor filme, melhor fotografia e melhor roteiro adaptado, além de ter vencido o Oscar de Melhor Direção (Mike Nichols). No Globo de Ouro, foi vencedor nas categorias de melhor filme para cinema - comédia/musical, melhor atriz de cinema - comédia/musical (Anne Bancroft), melhor diretor de cinema - comédia/musical (Mike Nichols), melhor atriz estreante (Katharine Ross), além, é claro, do prêmio de Dustin.

O filme também levou para casa o Grammy de melhor trilha sonora original escrita para cinema/TV/mídia.Os clássicos compostos por Paul Simon e interpretados em parceria com Garfunkel marcaram a história. Mas é claro que estas canções merecem uma postagem especial.

Um ótimo filme. Nota 8.





Escuta essa: Simon & Garfunkel - Mrs. Robinson (como não poderia deixar de ser)

Nenhum comentário: