quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009

Em 2008, fiz uma breve retrospectiva com alguns acontecimentos do ano. Resolvi repetir. Afinal, 2009 foi um ano tão estranho que merece uma releitura.

E é claro que tava na cara que 2009 não daria certo: já começou com um novo acordo ortográfico. Isso já era um sinal e ninguém deu importância!

Falando nisso, alguém se lembra do avião que realizou um pouso de emergência no rio Hudson? Isso ocorreu em 15 de janeiro. Nem parece ter tanto tempo. Como também não parece que o Obama em breve estará completando seu primeiro ano de mandato.

Um fato bizarro aconteceu também no começo do ano: dois satélites, um russo e um estadunidense, colidiram no espaço. Acidente de carro eu já vi muitos, agora, de satélites foi a primeira vez. Até porque, de fato, foi a primeira vez.

2009 também foi o ano da gripe. Hoje ninguém mais fala na gripe A, gripe suína, A(H1N1), e demais nomes/apelidos. Começou no México, em Abril. Virou pandemia, e acabou. Muito terror por nada?

Esse ano famigerado também teve tragédias. Mas todo ano tem, né? De destaque, cito a queda do Air France 447. Acidente aéreo geralmente parece algo tão distante, mas quando atinge conhecidos é algo realmente estranho - e triste.

Dois mil e nove também foi um ano de grandes mortes. A começar por Michael Jackson, o Rei do pop, que partiu no dia 25 de junho, cercado de polêmicas, como não poderia deixar de ser. Al Martino, Brittany Murphy, Lombardi... muitos outros também se foram.

Para quem gosta de quadrinhos, heróis e etcétera, 2009 teve a aquisição da Marvel pela Disney. Preço: 4 bilhões de dólares. Resultado: muitas piadas envolvendo Mickey na roupa do Aranha. Mas será que dará bons frutos? Eu, particularmente, aposto que sim.

O Obama (outra vez) foi escolhido Nobel da paz. Sério que eu ri. Ele pode até estar tentando algo (diferentemente de estar conseguindo), mas Nobel da paz é piada.

Piada foi também o lançamento do Windows 7. Pelo menos por parte da Apple, já que parece que ele é o melhorzinho dos últimos tempos - o Vista, também, né? Ninguém merece...

E foi no famigerado 2009 que o Rio de Janeiro foi escolhido como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Muita gente torceu o nariz, mas eu fiquei feliz (que rima infeliz). O Brasil tem se destacado mundialmente e é uma ótima oportunidade pro país (além da Copa, é claro).

Parece que foi ontem que o país apagou, mas o Apagão (com letra maiúscula) ocorreu no dia 10 de novembro e deixou 18 estados brasileiros e o Paraguai no escuro. Eu não fiquei sem energia, e pude acompanhar (e me divertir com) tudo via Twitter - o novo canal de notícias 24 horas. Aliás, foi por lá que o mundo soube primeiro da morte do MJ, e eu também. Assim como Lombardi, Brittany Murphy, e por aí vai...

3 dias depois do Apagão, a NASA anunciou a descoberta de água na Lua. Primeiro passo pra colonização do satélite?

Dezembro começou com um evento importante: o sorteio dos grupos da Copa do Mundo Fifa 2010. O Brasil pegou pedreira: Portugal e Costa do Marfim. Além, é claro, da Coréia do Norte, provável saco de pancadas do grupo.

Em dezembro também teve o Mundial de Clubes da FIFA, e o Barça levou o título sobre o Estudiantes, consagrando ainda mais o time da Catalunha.

Por fim, dezembro também foi o mês em que ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Copenhague, na Dinamarca. E o mais legal de tudo (irônicamente falando) é que os líderes mundiais (ou vários deles, pra não ser injusto) parecem ter ido lá só à passeio. Não vem ao caso agora, mas no dia que os países desenvolvidos forem um pouco mais altruístas, talvez nosso planeta tenha alguma chance.

Enfim, 2009 está acabando. Um ano muito, mas muito estranho. Não tenho ouvido falar dele, mas agora que estou raciocinando, deve ser tudo culpa do acelerador de partículas.

Acrescentando: Fui deixando pra falar depois e acabei esquecendo do Brasileirão. A minha amiga Patrícia, do Placebo, bem lembrou. O campeonato desse ano, como ela bem disse nos comentários, ninguém quis e, pra tristeza geral, acabou dando Flamengo. Meu Galo começou arrasador, foi líder várias rodadas e esteve no G4 quase o campeonato inteiro. Porém, no final acabou perdendo o rumo e terminou com sua já tradicional vaguinha na Copa Sulamericana. Um final melancólico para um ano que foi consideravelmente bom. O que fica de positivo? Que o time está se acertando e, aos poucos, retomando seu lugar de destaque no futebol nacional. Uma mudança dessas não acontece da noite para o dia, mas em breve - para o bem do futebol fora eixo rio-sp, dominará de vez os noticiários. 2010 promete.






Escuta essa: Jet - Are You Gonna Be My Girl

2 comentários:

Patrícia disse...

Eu ai reclamar que faltou campeonato brasileiro aí, mas né? TIrandoo Flamengo ter sido o dono do "Título que Ninguém Quis" o resto foi normal, né?

Fábio Megale disse...

Putz, se eu te falar que esqueci de falar do Brasileirão vc acredita?