sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Vício virtual

Uma das vantagens de se ter recuperado algumas horas de vida é poder gastar pequenas frações do seu tempo com coisas inúteis. Não me refiro a ler, nem ouvir música e ver filmes, pois isso é algo realmente útil. Falo daqueles joguinhos bestas de internet, tipo o "Futebolzin" (Google it!).

A mania da vez (pelo menos minha, já que o jogo em si é relativamente antigo) é o tal do Máfia Wars, joguinho do Facebook. O negócio é divertido pacas, além de te fazer sentir um pouco dentro do Poderoso Chefão. Você tem os serviços para executar, suas propriedades, e pode guerrear contra outros jogadores. É divertido!

Mas a reflexão vai além disso - apesar de eu estar gastando alguns minutos diários com isso, não me considero viciado (ou pelo menos não, ainda). E talvez nem ache necessário entrar nos méritos de vício ou não, isso vale outra discussão que pode abranger também desde Coca-Cola até balas de goma. O fato é: esses joguinhos te puxam pra dentro deles e tem pessoas que não conseguem parar de jogar. O mais interessante, porém, vai além: como as coisas escapam do virtual e se misturam com o real.

Tomo como base pro meu raciocíno o tal do Farmville. A proposta é que você crie uma fazenda, plante, cuide dos seus animais, e etcétera. Confesso que não me apetece nem um pouco - até por conhecer como é a vida na roça (ao contrário das crianças de apartamento de hoje em dia), e não conseguir me prender a essa falsa realidade. O interessante é o tipo de relacionamentos que esse jogo gera: as pessoas são vizinhas das outras, e acabam podendo visitar seus amigos e ver suas plantações. A conclusão do raciocínio é óbvia: as pessoas cada vez mais deixam de viver no mundo real para visitarem seus amigos e conviverem no virtual, na sua "Second Life". É uma coisa meio óbvia, meio clichê, mas vale pensar sobre o assunto.

Agora, no Máfia, a história é outra. Começando por aquele seu "amigo" que te traiu e declarou guerra contra você... ah, ele que me aguarde!

2 comentários:

Patrícia disse...

não temnho vocação pra joguinho de internet... o máximo que eu já fiz foi plantar árvores todos dias para ganhar uma árvorezinha e deixar ela morrer #sádica

Jessica disse...

acho triste ver pessoas se rendendo ao vício.
- oi-meu-nome-é-jessica-e-eu-jogo-mafia-compulsivamente-ha-17-dias
=D