segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Livros, livros e livros...

Depois de alguns dias de merecidas e parcialmente forçadas férias, hora de voltar.

Confesso que em 2008 li menos do que deveria. Nem os textos acadêmicos eu consegui ler todos, imagina outros livros? Devo ter lido cerca de 15 livros no ano, e olhe lá. Minha meta é, no mínimo, dobrar este número em 2009, digo, no primeiro semestre.

E o primeiro já foi: Cartas à um jovem publicitário, de Roberto Duailibi. Ele é o "D" da DPZ, junto com Petit e Zaragoza, uma das maiores e mais importantes agências de publicidade brasileiras. Este foi um dos quatro livros sobre o assunto que peguei na biblioteca para as férias. Por quê? Menos até pelo conteúdo, mais pelo autor. Conhecer o pensamento e as idéias de um dos mais importantes redatores é algo bastante interessante, e confesso que gostei de ler o livro.

Os outros três livros que aluguei e lerei nas férias, só pra constar, são sobre Direção de Arte, Redação Publicitária e Atendimento Publicitário. Isso sem contar os que possuo e não terminei, e nem os livros de literatura e etcétera que estão na lista.

E falando em etcétera, o segundo livro (e mais aguardado de todos) de 2009 eu ganhei de Natal. Na verdade, comprei de presente para mim, já que passei a ganhar somente meias e cuecas desde quando me contaram que Papai Noel não existe, e às vezes nem isso. Mas voltemos ao livro.

O livro chama-se Conversas com Woody Allen, do jornalista Eric Lax. É o resultado e resumo de 36 anos de conversa entre Eric e Allen, e nele Allen fala sobre seu processo criativo, desde a concepção da idéia até a montagem e escolha da trilha sonora.

Woody Allen é engraçado até quando não tenta ser. Não há como não se divertir lendo as conversas, por mais sérias que às vezes sejam. E é impossível não ler sem escutar a voz de Allen, imaginá-lo falando, mesmo que ele, o autor, seja diferente (mas não completamente) dos personagens que representa em seus filmes.

Simplesmente genial.

Pos-edit: atendendo à pedidos, os outros livros relacionados à publicidade que (provavelmente) lerei nas férias são: A evolução do texto publicitário, João Anzanello Carrascoza; Direção de arte em propaganda, Newton Cesar, e O executivo de contas publicitárias, Admir Borges. Além destes, tem também o Princípios da publicidade, do Gilmar Santos, que comprei no início do semestre passado para uma disciplina e vergonhosamente não terminei de ler até hoje, e Pensar com Tipos, da Ellen Lupton, que comprei junto com o Conversas com Woody Allen.

2 comentários:

Jessica disse...

Eu tenho vergonha do tanto que leio... espero que você consiga cumprir sua meta!

Patrícia disse...

Depois coloca o nome dos outros livros de Publicidade que você pegou. MAs se estou de férias, estou de férias! Só leio coisas que nem de longe lembrem leitura acadêmica. E me divirto.
E falando em livros, tenho um pra te devolver e milhares de considerações a fazer que começam com: pela segunda vez na minha vida eu afirmo: vi um filme melhor que o livro.