segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Passado, Presente, Futuro

"Um dos maiores problemas encontrados em viajar no tempo não é vir a se tornar acidentalmente seu próprio pai ou mãe. Não há nenhum problema em tornar-se seu próprio pai ou mãe com que uma família de mente aberta e bem ajustada não possa lidar. Também não há nenhum problema em relação a mudar o curso da história - o curso da história não muda porque todas as peças se juntam como num quebra-cabeça. Todas as mudanças importantes já ocorreram antes das coisas que deveriam mudar e tudo se resolve no final.

O problema maior é simplesmente gramatical, e a principal obra a ser consultada sobre esta questão é o tratado do Dr. Dan Streetmentioner, o Manual das 1001 Formações de Tempos Gramaticais para Viajantes Espaço-Temporais. Nesse livro você aprende, por exemplo, como descrever algo que estava prestes a acontecer com você no passado antes que o acontecimento fosse evitado quando você pulou para a frente dois dias. O evento é descrito a partir de diferentes pontos de vista, conforme você esteja se referindo a ele do seu próprio instante, de uma época no futuro ou de uma época no passado, e a coisa toda vai ficando ainda mais complicada caso você esteja conversando enquanto viaja de um instante no tempo para outro na tentativa de tornar-se seu próprio pai ou sua própria mãe.

A maioria dos leitores chega até o Futuro Semicondicionalmente Modificado Subinvertido Plagal do Pretérito Subjuntivo Intencional antes de desistir. Por isso, em edições mais recentes desse livro, as páginas subseqüentes têm sido deixadas em branco para economizar custos de impressão.

O Guia do Mochileiro das Galáxias passa levemente por cima dessas complexidades acadêmicas, parando apenas para notar que o termo 'Pretérito Perfeito' foi abandonado depois que se descobriu que não era assim."

(Trecho emprestado do livro O Restaurante no Fim do Universo)

Digo (direi ou terei dito, dependendo de quando você, leitor, lerá ou terá lido esta mensagem) tudo isso sobre os problemas gramaticais relativos às viagens no tempo pois à partir de agora este blog se tornará (se tornou) um tremendo caos espaço-temporal. Sim, pois há (houveram, haverão) coisas que deveriam ter sido (serão, foram) publicadas em determinados momentos dos últimos dias, seguindo uma sequência cronológica que não será (foi) muito bem respeitada por aqui. Alguns temas importantes se misturarão (misturaram-se) com outros mais ou menos relevantes e que estão fora da sua realidade original. Mas não se preocupe: tudo faz (fará, fez) parte da Mistureba Generalizada, que você irá entender (entendeu) algum dia.

Nenhum comentário: