quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Não é a mamãe!

Muito recentemente, nosso querido governo conseguiu roubar mais do sofrido povo brasileiro. Desta vez, levaram os acentos e hífens. O novo "acordo ortográfico" modifica algumas regras de acentuação e hifenização, e palavras como "assembléia" e "idéia" passarão a ser "assembleia" e "ideia".

O mais triste de tudo é pensar que depois de muitos anos escrevendo teremos que reaprender tudo. Quem não guarda regras na memória, mas sim visualiza as palavras, como eu, está ferrado. É sério: regras gramaticais nunca entraram na minha cabeça e sempre redigi por instinto. Agora, estou com um pequeno grande problema.

E nem para eles considerarem um tempo de adaptação, ou readaptação. Por exemplo: o acordo entra em vigência em 2009, e bem que poderiam manter um prazo de adaptação onde as formas "assembleia" ou "assembléia" estivessem corretas. Quando o acordo entrar em vigor, a forma acentuada estará errada.

Eu concordo que a língua tem que evoluir. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Dá vontade de ir lá na "assembleia", pegar o acento que roubaram, e enfiar lá naquele monossílabo tônico terminado em "u", que não se acentua, dos deputados, senadores, ou seja-lá-quem-votou-isso.

É com a nossa "língua mãe" que estão mechendo. E eu, na hora que olho pras modificações acordadas, me lembro do Baby e penso: "não é a mamãe!"


2 comentários:

Patrícia disse...

seja-lá-quem-votou-isso.
se fosse em 2009, não teria hífen... Estou sofrendo, Fonseca! Sofrendo horrores!

Fábio Megale disse...

Não é só você não... =/