terça-feira, 5 de agosto de 2008

Inspiração

É engraçado pensar de onde vêm a inspiração. E o mais engraçado é não descobrir de onde é. Estou há alguns minutos me decidindo sobre o quê escrever primeiro, e não consegui. Poderia falar sobre o Cavaleiro das Trevas, ou sobre Hancock. Claro, poderia falar sobre O Coringa - sim, com "O" maiúsculo, ou sobre o País da Delicadeza Perdida. Mas estes temas podem esperar, então resolvi dissertar um pouco sobre ela, a inspiração.

Estava pensando como é interessante essa história de inspiração quando temos que escrever ou realizar algum trabalho. Mas vamos nos ater apenas ao "escrever". No cursinho pré-vestibular e em várias outras situações, eu já escutei essa história de "não estou inspirado agora" e blábláblá quando alguém não consegue escrever. Aí, o melhor a fazer é esperar a inspiração chegar. Certo? Errado.

No vestibular, no dia da prova, aquele caos psicológico, se você for esperar a inspiração chegar, você não sairá do lugar - metaforicamente e literalmente, já que no ano seguinte também estará lá, fazendo o bendito novamente. E isso vale para todas as outras provas que fará pela sua vida, e textos que terá que escrever, matérias, redações, reportagens, releases, e etc. É como eu sempre digo: é preciso saber improvisar.

E improvisar não é simplesmente ligar o gerador de lero-lero (dúvidas, consulte o Oráculo). Você têm que ter classe, estilo. Transformar uma pequena idéia em um texto suficientemente grande o bastante para alcançar seus objetivos, sem ultrapassar os limites. É preciso saber prender o leitor, mantê-lo atento ao texto, sem complicar demais no vocabulário ou na enrolação e obrigar o leitor a ir assistir televisão ou te dar um zero na prova.

A prova de que isto funciona está aqui. Eu, cansado, com dor-de-cabeça, e sem inspiração consegui prender você, leitor, até aqui, apenas improvisando um breve tratado sobre a inspiração.

Inspirador, não?

2 comentários:

Pedro, o Nogueira disse...

tr00 demais! Li até o final =D
Respect pra vc, Megale

Patrícia disse...

"É como eu sempre digo: é preciso saber improvisar."
Há! Isso é Oneize, ok!
Citando a Oneize, até eu!