segunda-feira, 16 de março de 2009

Quem vigia os vigilantes?

Watchmen é uma série de quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por David Gibbons e a mais nova leva de super-heróis a invadir a telona. O filme, uma adaptação da obra original, foi dirigido por Zack Snyder e conta a história de um 1985 bem diferente, onde Nixon era presidente dos Estados Unidos por n² vezes e a guerra nuclear entre os americanos e os soviéticos parecia inevitável. Neste contexto, surge um grupo de mascarados que se tornam heróis, mas acabam caindo na clandestinidade, perseguidos pelo próprio governo. O misterioso assassinato de um deles os leva de novo à ativa e em uma tentativa de evitar que a temível guerra realmente aconteça, o que poderia significar o fim da humanidade.

Ainda não tive a oportunidade de ler os quadrinhos originais, mas depois de assistir o filme me senti realmente motivado a isto. Porém, não seria capaz de julgar se o filme é ou não uma boa adaptação do original. Porém, como filme, é uma obra de arte: bons efeitos especiais, bons atores, boas cenas e uma excelente trilha sonora. Músicas bem escolhidas e bem utilizadas me fazem admirar o trabalho de um diretor, e neste ponto Snyder foi muito bem. Sem contar que a história realmente é incrível.

Li algumas críticas negativas, mas principalmente críticas sobre críticas negativas. Fãs xiitas nunca gostam das adaptações, e geralmente esquecem que adaptações são adaptações e portanto impossíveis de seguirem à risca os originais, ainda mais em uma obra tão grande quanto Watchmen (a versão brasileira, recém-lançada, se não me engano, possui cerca de 460 páginas). Podem até haver erros, principalmente para quem já leu o original, mas isto não tira os méritos do filme.

Para quem gosta de super-heróis, para quem gosta de histórias envolventes, de boas músicas, bons efeitos especiais, ou para gosta apenas de bons filmes, é uma boa pedida e vale a pena conferir.

2 comentários:

Patrícia disse...

deu de super heroi na minha vida... O máximo que eu ainda animo é o Wolwerine (escreve assim?) e por motivos de mulherzinha...

Fábio Megale disse...

Wolverine vai ser legal.

E eu gosto de super-heróis mesmo, e não nego! :)