sexta-feira, 23 de abril de 2010

O maior post metalinguístico da história

Muitas vezes escuto as pessoas falaram que o curso de Comunicação Social da UFMG é isso e aquilo, geralmente de forma negativa. A maior crítica, principalmente por parte dos estudantes de outras universidades e repetida por alguns da própria federal, é de que o curso é teórico e preferem aprender com a prática.

Um discurso que escuto bastante por parte dos professores é que o curso não existe para formar técnicos, para não somente ensinar o fazer, mas também e principalmente o saber sobre o fazer. Não adianta você ter um amplo domínio da técnica se não consegue refletir sobre o que produz - e não é questão de saber se seu trabalho está bom ou não, mas olhar pra ele e ter senso crítico o bastante para avaliar a sua pertinência e se cumpre com os objetivos propostos. Vai além de pesquisas e estatísticas.

E é este pensar sobre fazer, a capacidade de analisar o trabalho, que me faz ter orgulho de estudar onde estudo e que me permite olhar para outros estudantes - com o devido respeito - e perceber que falta neles, especialmente os de outras faculdades, este pensar sobre o fazer. Até existe um domínio amplo do fazer, mas muitas vezes sem direcionamento.

Para que toda esta reflexão?

Nos últimos tempos, andei pensando bastante nas seguintes questões: qual o objetivo do SubetaNet? Qual a sua proposta? Qual a utlidade? Qual seu futuro?

Um blog sem textos não existe. Afinal, são eles a sua essência, a sua razão. E por não saber exatamente o que escrever por aqui que muitas vezes não escrevia nada.

Tentar falar de tudo em um mesmo espaço é impossível. Cinema, música, cotidiano, livros, jogos, esportes... cada um deveria ficar no seu quadrado. Um blog que tenta tratar de tudo muitas vezes não consegue falar de nada. E é isso que tem sido o Subeta: um nada.

Com a proximidade do seu aniversário de 2 anos (em maio próximo), era necessário que medidas drásticas fossem tomadas. Confesso que cogitei até encerrar o blog e começar um novo - mas tenho um carinho especial por este espaço que não me permitiria nunca fazer isso. Além do mais, estes dois anos foram importantes para o "amadurecimento" do blog, para que eu conseguisse perceber e entender o que de fato eu quero do Subeta. O passado, por mais que seja estranho e não tenha muito a ver com o que eu quero pro blog à partir de agora, continua sendo seu passado e fundamental na sua formação.

E o que eu quero é que ele seja um blog estritamente e extremamente pessoal. Não pretendo fazer dele um diário, mas sim um espaço onde poderei falar livremente sobre os assuntos do cotidiano e, principalmente, contar minhas desventuras diárias. Acho que é um caminho interessante e que vou me divertir mais.

Sendo assim, declaro oficialmente de volta o SubetaNet, mas agora com uma filosofia diferente. E enquanto não faço os ajustes de configuração e layout que pretendo, já adianto uma novidade: precisava de um espaço para falar de cinema, principalmente agora que o trabalho no Tijolos Amarelos começou a engrenar, e o Subeta não serviria mais para isso.

Criei, portanto, o Proposta Irrecusável. Lá, pretendo aproveitar algumas coisas do Tijolos, além de escrever críticas, resenhas e comentários diversos que não caberiam no site. Algo mais pessoal mesmo.

Além disso, pretendo revitalizar os outros espaços que tenho pra escrever, e em breve vou colocando aqui.

Afinal, se a palavra é instrumento fundamental nas minhas profissões (porque agora posso considerar que tenho duas), a melhor maneira de aprimorar e melhorar é escrevendo, escrevendo e escrevendo. :)






Escuta essa: Moby - Extreme Ways

Nenhum comentário: